segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Projeto: Zanzar na História e Cultura Afro-Brasileira: Matutar, Sarabandar, Brincar e Aprender

         Para além do cumprimento da Lei 10.639 de 2003 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" e na perspectiva da Proposta Curricular da Secretaria Municipal de Educação que orienta o trabalho pedagógico com essa temática nas instituições de Educação Infantil da cidade de Goiânia, o CMEI Jd. Primavera através de um projeto institucional iniciado no mês de outubro teve como objetivo envolver as crianças e adultos na construção de práticas pedagógicas que possibilitassem a reflexão através, de ações pontuais, que promovessem condições de maior igualdade entre os seres humanos independentemente do seu pertencimento racial.
























Historicamente o Brasil teve uma postura ativa e permissiva diante do racismo e preconceito e hoje, essa postura ainda entremeia a sociedade e como parte constitutiva, as instituições educativas. Na educação infantil não seria diferente! Nos deparamos com falas, gestos, posturas, organização de espaços, materiais e brinquedos que contribuem para a permanência da desigualdade e reprodução da discriminação racial.

Com o desenrolar do projeto percebemos o quão crianças dessa etapa necessitam se reafirmar no pertencimento racial. O quanto várias delas não se sentem valorizadas prejudicando a sua auto-estima. Ouvimos falas do tipo: “Não quero brincar com essa boneca (negra). Quero a rosinha!(branca)” - criança de 3 anos-  “Professora eu sou preta, mas a palma da minha mão é branca.” - criança de 5 anos - Percebemos também o quanto nós, professoras também precisamos de um espaço de discussão e investimento em nossa formação nessa temática para  também refletirmos sobre nossa identidade e os nossos desafios enquanto profissionais da educação.

Nossos trabalhos perpassaram por estudos teóricos, vivências, literaturas afro-brasileira, músicas, artes, teatro, danças, história da cultura africana e a descendência afro-brasileira, confecção de bonecas e bonecos negros. Essas linguagens foram trabalhadas tendo como base o Mapa dos Valores Civilizatórios Afro-Brasileiros do Kit “A cor da cultura”: oralidade, circularidade, corporeidade, musicalidade, cooperativismo, territorialidade, ancestralidade, memória, ludicidade, energia vital (axé).

E com vocês o projeto: ZANZAR NA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: MATUTAR, SARABANDAR, BRINCAR E APRENDER.



EI - A

EI - B

 
EI - C2

EI - C1
 
EI - DE1
 
 
EI - DE2

EI - D2

EI - D1

EI - E

EI - EF





















 






 
 
Dirigente: “A cultura africana está interligada à nossa história. Necessitamos nos apropriar da nossa identidade e rever nossos conceitos é primordial.”

 
 
 Coordenadoras Pedagógicas: “Nosso primeiro passo para mudar esse quadro é o entendimento de que existe discriminação racial no Brasil. Ela acontece ora de maneira explícita através de piadas, ou de maneira silenciosa no número reduzido de negros ocupando altos cargos. Assim o nossa reflexão, nosso olhar e práticas educativas precisam estar a favor do ser humano e em prol da cidadania, da igualdade e da democracia.”

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