Para além do cumprimento da Lei 10.639 de 2003 que estabelece as
diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da
Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira"
e na perspectiva da Proposta Curricular da Secretaria Municipal de Educação que
orienta o trabalho pedagógico com essa temática nas instituições de Educação
Infantil da cidade de Goiânia, o CMEI Jd. Primavera através de um projeto
institucional iniciado no mês de outubro teve como objetivo envolver as
crianças e adultos na construção de práticas pedagógicas que possibilitassem a
reflexão através, de ações pontuais, que promovessem condições de maior
igualdade entre os seres humanos independentemente do seu pertencimento racial.
Historicamente
o Brasil teve uma postura ativa e permissiva diante do racismo e preconceito e
hoje, essa postura ainda entremeia a sociedade e como parte constitutiva, as
instituições educativas. Na educação infantil não seria diferente! Nos deparamos
com falas, gestos, posturas, organização de espaços, materiais e brinquedos que
contribuem para a permanência da desigualdade e reprodução da discriminação
racial.
Com
o desenrolar do projeto percebemos o quão crianças dessa etapa necessitam se
reafirmar no pertencimento racial. O quanto várias delas não se sentem
valorizadas prejudicando a sua auto-estima. Ouvimos falas do tipo: “Não quero
brincar com essa boneca (negra). Quero a rosinha!(branca)” - criança de 3 anos-
“Professora eu sou preta, mas a palma da
minha mão é branca.” - criança de 5 anos - Percebemos também o quanto nós,
professoras também precisamos de um espaço de discussão e investimento em nossa
formação nessa temática para também
refletirmos sobre nossa identidade e os nossos desafios enquanto profissionais
da educação.
Nossos
trabalhos perpassaram por estudos teóricos, vivências, literaturas
afro-brasileira, músicas, artes, teatro, danças, história da cultura africana e
a descendência afro-brasileira, confecção de bonecas e bonecos negros. Essas
linguagens foram trabalhadas tendo como base o Mapa dos Valores Civilizatórios
Afro-Brasileiros do Kit “A cor da cultura”: oralidade, circularidade,
corporeidade, musicalidade, cooperativismo, territorialidade, ancestralidade,
memória, ludicidade, energia vital (axé).
E
com vocês o projeto: ZANZAR NA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: MATUTAR,
SARABANDAR, BRINCAR E APRENDER.
EI - A
EI - B
EI - C2
EI - C1
EI - DE1
EI - DE2
EI - D2
EI - D1
EI - E
EI - EF
Dirigente: “A cultura africana está interligada à nossa história. Necessitamos nos apropriar da nossa identidade e rever nossos conceitos é primordial.”
Coordenadoras Pedagógicas:
“Nosso primeiro passo para mudar esse quadro é o entendimento de que existe
discriminação racial no Brasil. Ela acontece ora de maneira explícita através
de piadas, ou de maneira silenciosa no número reduzido de negros ocupando altos
cargos. Assim o nossa reflexão, nosso olhar e práticas educativas precisam
estar a favor do ser humano e em prol da cidadania, da igualdade e da
democracia.”
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